Atendimento de Seg. a Sex | 08hrs as 18hrs
Você está visualizando atualmente JUIZ RECONHECE VÍCIO NA CONTRATAÇÃO E ANULA CARTÃO CONSIGNADO DE IDOSO.

JUIZ RECONHECE VÍCIO NA CONTRATAÇÃO E ANULA CARTÃO CONSIGNADO DE IDOSO.

Juiz de Direito da Unidade Estadual de Direito Bancário de Florianópolis/SC, anulou contrato de cartão de crédito consignado de idoso.

Em síntese, o idoso alega que efetuou contrato de empréstimo consignado com a instituição financeira. Contudo, narra que sem sua autorização, teve constituída reserva de margem consignável, com retenção de margem no percentual de 5% do valor de seu benefício. Assim, pede a anulação do referido contrato e a devolução, em dobro, dos valores descontados indevidamente.

Ao analisar o caso, o magistrado explicou a disposição normativa acerca do RMC “não autoriza que as instituições financeiras forneçam o referido produto como empréstimo aos aposentados, que, na maioria das vezes, são pessoas hipossuficientes – nos termos legais -e idosas, sem lhes explicarem as condições exatas do contrato”. 

Por fim, asseverou que, no caso, houve “vício na manifestação de vontade do aposentado, porquanto inexistem efetivas provas em relação ao seu [idoso] cristalino conhecimento acerca da modalidade contratual celebrada e do modo como se dá a evolução da dívida. E tal mácula torna inválido o negócio jurídico entabulado entre as partes”.

Nesse sentido, declarou nulo contrato de cartão de crédito consignado e, por consequência, determinou a restituição em dobro dos valores descontados indevidamente da conta do beneficiário.

Fonte: Migalhas

Deixe um comentário

Open chat
Olá, como vai?

Qual o seu nome e como posso ser útil?