Atendimento de Seg. a Sex | 08hrs as 18hrs

TRATAMENDO PARA SÍNDROME DE DOWN E LESÃO CEREBRAL DEVE SER COBERTO DE MANEIRA AMPLA POR PLANO DE SAÚDE, DIZ STJ.

Com base nesse entendimento, a turma negou provimento a dois recursos especiais interpostos pela Unimed, nos quais a cooperativa médica questionava a cobertura do tratamento com equoterapia para criança com…

Continue lendoTRATAMENDO PARA SÍNDROME DE DOWN E LESÃO CEREBRAL DEVE SER COBERTO DE MANEIRA AMPLA POR PLANO DE SAÚDE, DIZ STJ.

HOSPITAL DEVE RESPONDER OBJETIVAMENTE PELOS DANOS DECORRENTES DA PRESTAÇÃO DEFEITUOSA DE SERVIÇOS.

Sobre o tema, esta Corte já decidiu que "(i) as obrigações assumidas diretamente pelo complexo hospitalar limitam-se ao fornecimento de recursos materiais e humanos auxiliares adequados à prestação dos serviços…

Continue lendoHOSPITAL DEVE RESPONDER OBJETIVAMENTE PELOS DANOS DECORRENTES DA PRESTAÇÃO DEFEITUOSA DE SERVIÇOS.

STJ REAFIRMA ENTENDIMENTO DE QUE EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL PODE PARTICIPAR DE LICITAÇÃO.

De acordo com o processo, uma construtora impetrou mandando de segurança contra ato praticado pelo reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Ceará, buscando a nulidade do ato administrativo…

Continue lendoSTJ REAFIRMA ENTENDIMENTO DE QUE EMPRESA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL PODE PARTICIPAR DE LICITAÇÃO.

CANDIDADO QUE PASSOU EM 1 LUGAR EM CONCURSO PÚBLICO E FOI IMPEDIDO DE ASSUMIR, DEVE SER ADMITIDO, DECIDE TJDFT.

No processo, que contou com a representação de Gustavo Alan de Sá Bezerra, advogado e sócio-fundador do Escritório Sá Bezerra Advocacia Especializada, inscrito nos quadros da OAB/DF, o autor contou…

Continue lendoCANDIDADO QUE PASSOU EM 1 LUGAR EM CONCURSO PÚBLICO E FOI IMPEDIDO DE ASSUMIR, DEVE SER ADMITIDO, DECIDE TJDFT.

A EXISTÊNCIA DE TESTAMENTO NÃO IMPEDE INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL SE OS HERDEIROS SÃO CAPAZES E CONCORDES.

No caso dos autos, foi requerida a homologação judicial de uma partilha realizada extrajudicialmente, com a concordância de todas as herdeiras. Nessa oportunidade, foi informado que o testamento havia sido…

Continue lendoA EXISTÊNCIA DE TESTAMENTO NÃO IMPEDE INVENTÁRIO EXTRAJUDICIAL SE OS HERDEIROS SÃO CAPAZES E CONCORDES.

CONTRATO DE UNIÃO ESTÁVEL SEM REGISTRO MAS COM SEPARAÇÃO TOTAL DE BENS NÃO PRODUZ EFEITOS PERANTE TERCEIROS.

A turma julgadora firmou esse entendimento, por unanimidade, ao negar provimento ao recurso especial em que uma mulher contestou a penhora de móveis e eletrodomésticos, que seriam apenas dela, para…

Continue lendoCONTRATO DE UNIÃO ESTÁVEL SEM REGISTRO MAS COM SEPARAÇÃO TOTAL DE BENS NÃO PRODUZ EFEITOS PERANTE TERCEIROS.

DEVEDOR PRATICA FRAUDE À EXECUÇÃO AO TRANSFERIR IMÓVEL PARA DESCENDENTE, MESMO SEM AVERBAÇÃO DA PENHORA.

A controvérsia analisada pelo colegiado teve origem em ação ajuizada pela empresa para cobrar por serviços prestados. A fim de garantir a execução, o juízo determinou a penhora de um…

Continue lendoDEVEDOR PRATICA FRAUDE À EXECUÇÃO AO TRANSFERIR IMÓVEL PARA DESCENDENTE, MESMO SEM AVERBAÇÃO DA PENHORA.

MEDIDAS COERCITIVAS ATÍPICAS PARA FORÇAR PAGAMENTO DE DÍVIDA NÃO DEVEM TER LIMITAÇÃO TEMPORAL.

Com esse entendimento, o colegiado negou habeas corpus a uma mulher que pretendia reaver seu passaporte, apreendido há dois anos como medida coercitiva atípica para obrigá-la a pagar uma dívida…

Continue lendoMEDIDAS COERCITIVAS ATÍPICAS PARA FORÇAR PAGAMENTO DE DÍVIDA NÃO DEVEM TER LIMITAÇÃO TEMPORAL.

ASSOCIAÇÃO NÃO PODE CONDICIONAR DESLIGAMENTO DE SÓCIO À QUITAÇÃO DE DÍVIDA.

No recurso extraordinário julgado pelo STF, uma servidora da carreira de políticas públicas e gestão governamental, contestou obstáculos impostos ao seu desligamento. A recorrente, que contraiu empréstimo em uma instituição…

Continue lendoASSOCIAÇÃO NÃO PODE CONDICIONAR DESLIGAMENTO DE SÓCIO À QUITAÇÃO DE DÍVIDA.

É POSSÍVEL ACUMULAR OS PEDIDOS DE PRISÃO E DE PENHORA NO MESMO PROCEDIMENTO PARA EXECUÇÃO ALIMENTAR.

No processo analisado pelo colegiado, uma credora de alimentos ajuizou cumprimento de sentença para receber a pensão, valendo-se de duas técnicas executivas: o pedido de prisão, para a dívida recente…

Continue lendoÉ POSSÍVEL ACUMULAR OS PEDIDOS DE PRISÃO E DE PENHORA NO MESMO PROCEDIMENTO PARA EXECUÇÃO ALIMENTAR.

MANTIDO PAGAMENTO DE ALUGUÉIS A CONDÔMINOS PRIVADOS DA POSSE APÓS O FIM DO COMODATO DO IMÓVEL COMUM.

A decisão teve origem em ação ajuizada por alguns condôminos para receber aluguéis dos imóveis em condomínio onde estavam instaladas empresas das quais eles tinham sido sócios. Os autores alegaram…

Continue lendoMANTIDO PAGAMENTO DE ALUGUÉIS A CONDÔMINOS PRIVADOS DA POSSE APÓS O FIM DO COMODATO DO IMÓVEL COMUM.

INALIENABILIDADE TEMPORÁRIA EXCLUI IMÓVEL DA PARTILHA QUANDO HÁ SEPARAÇÃO DE FATO DURANTE O PRAZO RESTRITIVO

Com esse entendimento, o colegiado negou provimento ao recurso de uma mulher que pretendia incluir na partilha do divórcio o imóvel no qual residia com o ex-marido. O bem foi…

Continue lendoINALIENABILIDADE TEMPORÁRIA EXCLUI IMÓVEL DA PARTILHA QUANDO HÁ SEPARAÇÃO DE FATO DURANTE O PRAZO RESTRITIVO

MANTIDO PAGAMENTO DE ALUGUÉIS A CONDÔMINIOS PRIVADOS DA POSSE APÓS O FIM DO COMODATO DE IMÓVEL COMUM.

A decisão teve origem em ação ajuizada por alguns condôminos para receber aluguéis dos imóveis em condomínio onde estavam instaladas empresas das quais eles tinham sido sócios. Os autores alegaram…

Continue lendoMANTIDO PAGAMENTO DE ALUGUÉIS A CONDÔMINIOS PRIVADOS DA POSSE APÓS O FIM DO COMODATO DE IMÓVEL COMUM.

IMÓVEL DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA EM LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL NÃO É PASSÍVEL DE USUCAPIÃO

Na primeira instância, o pedido foi negado ao fundamento de que a decretação daliquidação extrajudicial, com a consequente indisponibilidade dos bens da instituição,determinada pelo artigo 36 da Lei 6.024/1974 para…

Continue lendoIMÓVEL DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA EM LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL NÃO É PASSÍVEL DE USUCAPIÃO

CABE AO JUÍZO DE EXECUÇÃO DECIDIR SOBRE A PENHORA DE IMÓVEL LOCALIZADO EM OUTRA COMARCA

A controvérsia teve origem em ação de execução hipotecária ajuizada por uma empresa debebidas contra uma construtora, objetivando a excussão de três imóveis hipotecados,situados em comarcas distintas.O juízo de primeiro…

Continue lendoCABE AO JUÍZO DE EXECUÇÃO DECIDIR SOBRE A PENHORA DE IMÓVEL LOCALIZADO EM OUTRA COMARCA

”QUERO DOAR UM IMÓVEL PARA O MEU FILHO, MAS, TENHO MEDO QUE ELE VENDA E GASTE O DINHEIRO”. E AGORA?

Normalmente, os bens podem ser alienados, penhorados e, dependendo doregime de bens do casamento e da forma com que são adquiridos, tambémadmitem comunicação entre os cônjuges. Assim, a presença de…

Continue lendo”QUERO DOAR UM IMÓVEL PARA O MEU FILHO, MAS, TENHO MEDO QUE ELE VENDA E GASTE O DINHEIRO”. E AGORA?

ESTÁ SENDO EXCESSIVAMENTE COBRADO NO TRABALHO? SAIBA COMO ENCERRAR SEU CONTRATO E AINDA TER DIREITO ÀS VERBAS RECISÓRIAS

Atualmente, muitas empresas aplicam métodos de alta pressão psicológica paraque os seus empregados venham dar resultado. No entanto, conforme o princípioda proporcionalidade, embora o fato de exigir do trabalhador que…

Continue lendoESTÁ SENDO EXCESSIVAMENTE COBRADO NO TRABALHO? SAIBA COMO ENCERRAR SEU CONTRATO E AINDA TER DIREITO ÀS VERBAS RECISÓRIAS

É POSSÍVEL PARTILHAR DIREITOS POSSESSÓRIOS SOBRE IMÓVEIS NÃO ESCRITURADOS, DECIDE STJ.

Com esse entendimento, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça deu provimento aorecurso especial ajuizado por herdeiros de um homem falecido que buscavam partilhar osdireitos possessórios sobre 92 hectares…

Continue lendoÉ POSSÍVEL PARTILHAR DIREITOS POSSESSÓRIOS SOBRE IMÓVEIS NÃO ESCRITURADOS, DECIDE STJ.

A TAXA DE JÚROS REMUNERATÓRIOS DAS CÉDULAS DE CRÉDITO RURAL DEVE OBEDECER AO LIMITE DE 12% AO ANO, DEFINE STJ

A taxa de juros remuneratórios das cédulas de crédito rural deve obedecer ao limite de 12% ao ano previsto no Decreto 22.626/1933, mesmo após a edição da Resolução 4.234/2013 do…

Continue lendoA TAXA DE JÚROS REMUNERATÓRIOS DAS CÉDULAS DE CRÉDITO RURAL DEVE OBEDECER AO LIMITE DE 12% AO ANO, DEFINE STJ

QUERO DOAR UM BEM PARA O MEU FILHO, MAS QUERO QUE O BEM SEJA EXCLUSIVAMENTE DELE E NÃO POSSA SER PARTILHADO EM CASO DE DIVORCIO OU DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTAVÉL. E AGORA ?

A cláusula de incomunicabilidade, que também decorre da inalienabilidade, impede que obem entre na comunhão em razão de casamento, união estável ou união homoafetiva,independentemente do regime adotado para a união.…

Continue lendoQUERO DOAR UM BEM PARA O MEU FILHO, MAS QUERO QUE O BEM SEJA EXCLUSIVAMENTE DELE E NÃO POSSA SER PARTILHADO EM CASO DE DIVORCIO OU DISSOLUÇÃO DE UNIÃO ESTAVÉL. E AGORA ?

ENTIDADE FECHADA DE PREVIDÊNCIA NÃO PODE COBRAR JUROS COMO SE FOSSE BANCO AO EMPRESTAR PARA BENEFICIÁRIOS, DECIDE STJ.

Para a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entidades fechadas de previdência privada não se equiparam a instituições financeiras; por isso, caso concedam empréstimos a seus beneficiários, não…

Continue lendoENTIDADE FECHADA DE PREVIDÊNCIA NÃO PODE COBRAR JUROS COMO SE FOSSE BANCO AO EMPRESTAR PARA BENEFICIÁRIOS, DECIDE STJ.

PLANO DE SAÚDE TERÁ DE RESSARCIR CONSUMIDOR POR CIRURGIA FEITA FORA DE REDE CREDENCIADA APÓS A NEGATIVA DE COBERTURA, DECIDE STJ.

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, decidiu que uma operadora de plano de saúde terá de ressarcir um cliente das despesas com cirurgia para colocação…

Continue lendoPLANO DE SAÚDE TERÁ DE RESSARCIR CONSUMIDOR POR CIRURGIA FEITA FORA DE REDE CREDENCIADA APÓS A NEGATIVA DE COBERTURA, DECIDE STJ.

O SERVIDOR FEDERAL INATIVO TEM DIREITO A CONVERTER EM DINHEIRO PERÍODOS ADQUIRIDOS DE LICENÇA-PRÊMIO QUE NÃO TENHAM SIDO POR ELE FRUÍDOS NEM CONTADOS EM DOBRO PARA FINS DE APOSENTADORIA

Com esse entendimento, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça firmou tese em recursos repetitivos para pacificar a jurisprudência sobre o tema. O colegiado apenas consolidou a orientação que…

Continue lendoO SERVIDOR FEDERAL INATIVO TEM DIREITO A CONVERTER EM DINHEIRO PERÍODOS ADQUIRIDOS DE LICENÇA-PRÊMIO QUE NÃO TENHAM SIDO POR ELE FRUÍDOS NEM CONTADOS EM DOBRO PARA FINS DE APOSENTADORIA

ASSINATURA FALSA

Uma instituição bancária vai ter de indenizar um homem que sofreu descontos em sua aposentadoria por empréstimo consignado que não contratou. Pelos fatos, ele será restituído em dobro, e indenizado…

Continue lendoASSINATURA FALSA

FEZ UM FINANCIAMENTO E COBRARAM A TAFIRA DE ABERTURA DE CRÉTIDO E A TARIFA DE EMISSÃO DE CARNÊ/BOLETO (TAC OU TEC)? DESCUBRA SEUS DIREITOS

Desde o ano de 2008, a cobrança das conhecidas taxas TAC (Tarifa de Abertura deCrédito) e TEC (Tarifa de Emissão de Carnê/Boleto), ou qualquer nomenclaturautilizada pelos bancos, é ilegal. Ao…

Continue lendoFEZ UM FINANCIAMENTO E COBRARAM A TAFIRA DE ABERTURA DE CRÉTIDO E A TARIFA DE EMISSÃO DE CARNÊ/BOLETO (TAC OU TEC)? DESCUBRA SEUS DIREITOS

IMPENHORABILIDADE DE BEM DE FAMÍLIA TEM DE SER ALEGADA ANTES DA ASSINATURA DA CARTA DE ARREMATAÇÃO

Ao negar provimento ao recurso especial interposto por uma devedora, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou que é incabível a alegação de impenhorabilidade de bem de…

Continue lendoIMPENHORABILIDADE DE BEM DE FAMÍLIA TEM DE SER ALEGADA ANTES DA ASSINATURA DA CARTA DE ARREMATAÇÃO

É POSSÍVEL A EXIGÊNCIA DO PAGAMENTO DE ALUGUEL DO CÔNJUGE QUE CONTINUA MORANDO NO IMÓVEL, ATÉ QUE SEJA FEITA A PARTILHA?

Ainda mais importante do que o modo de exercício do direito de propriedade (se mancomunhão ou condomínio) é a relação de posse mantida com o bem, isto é, se é…

Continue lendoÉ POSSÍVEL A EXIGÊNCIA DO PAGAMENTO DE ALUGUEL DO CÔNJUGE QUE CONTINUA MORANDO NO IMÓVEL, ATÉ QUE SEJA FEITA A PARTILHA?
Open chat
Olá, como vai?

Qual o seu nome e como posso ser útil?